Rádio Brasil Sertão

PISO DA ENFERMAGEM: profissionais da saúde vão além das paralisações e buscam mediação junto ao MPT

"O Sindicato da Bahia, por exemplo, optou por ações mediadas pelo Ministério Público do Trabalho, para posteriormente partir para ações judiciais."

Não são apenas as paralisações que os enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem promovem para reivindicar o pagamento do piso salarial. Alguns representantes dos trabalhadores estão optando por diferentes formas de cobrar o repasse e apontar irregularidades, como, por exemplo, o sindicato estadual dos enfermeiros da Bahia (SEEB). A presidente, Alessandra Gadelha, conta que estão com o projeto Seeb itinerante, que vai até as unidades para identificar problemas e dialogar com a categoria que estão representando. Eles pretendem levar as reclamações ao Ministério do Trabalho.

“Nós catalogamos todas as denúncias que chegaram nos nossos canais, inclusive daquelas vindas através do Ministério Público do Trabalho (MPT). Fizemos uma planilha com todos os dados, como: fato denunciado, empresa e município. Estamos em contato com o MPT para filtrar os dados e definir as condutas”, repassa.

Na opinião da presidente do Sindicato, Alessandra Gadelha, é necessário tentar o que for possível para cobrar algo que já está definido e garantido por lei.

“O piso está aí, está na lei. Então, o patrão, o empresário dono de uma clínica, de um hospital, de um laboratório que queira remunerar os seus trabalhadores de acordo com a lei 14.434, nada o impede de fazê-lo.

A primeira reunião com o órgão está prevista para os próximos dias. Ao todo, Alessandra revela que já são mais de 110 denúncias vindas apenas do MPT. A primeira edição, aconteceu em outubro do ano passado, nas macrorregiões do estado da Bahia. Foram coletados dados dos seguintes municípios: Feira de Santana, Alagoinhas, Juazeiro, Casanova, Vitoria da Conquista, Jequié, Porto Seguro, Eunapolis e Barreiras.


Fonte: Brasil 61

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
VAZANTE: Segundo envolvido confessa ter participado do furto de R$ 60 mil em Igreja Evangélica de Vazante
BRASIL: Brasileiros nascidos em maio e junho recebem o abono do PIS/Pasep
Balcão de Empregos: veja as oportunidades de trabalho em Uberlândia e região
BRASIL: Mais de R$ 8 bilhões estão parados nos bancos, "esquecidos" pelos brasileiros
TEGIÃO: Concurso da PM tem 376 vagas para Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas; saiba como se inscrever